Já sei que alguns dentistas ainda têm grandes dificuldades de cobrar consulta e, quando cobram, cobram um valor “simbólico”. Eu entendo que para muitos lugares a cultura de cobrar consulta está restrita à classe médica e que os pacientes ainda não conseguem entender por que os dentistas cobram consulta.
E veja o que escrevi: “os pacientes não conseguem entender”. Sim, essa é a questão chave. Eles precisam ser educados e educar aqui significa entender os motivos pelos quais você cobra consulta. Tudo começa por você. Você sabe o porquê de cobrar a consulta?
Toda mudança de cultura do seu consultório vai começar pela mudança da sua mentalidade. Você precisa se conscientizar da importância desse momento. Esse é o primeiro encontro entre você e seu paciente e será essa primeira impressão que vai definir na cabeça do paciente o seu valor.
Sei que alguns aconselham não cobrar consulta como uma estratégia para atrair pacientes. Comparo isso a jogar uma rede no mar e desprender uma energia enorme puxando a rede pesada, mas pesada de que? Alguns peixes, mas muito sargaço, muitas coisas que não fazem o menor sentido.
Aqui trabalho na direção da valorização profissional e essa valorização começa com seu posicionamento.
Quando informo que não cobro consulta, atraio pacientes curiosos e/ou descompromissados. Pacientes que vão marcar e faltar. E ainda pacientes que vão entender que você faz parte da grande massa e, sendo grande massa, será mais um dentista.
Cobrar consulta é estabelecer um primeiro compromisso entre você e seu paciente. Ele paga para ter acesso a você e você recebe para gerar o máximo de valor a esse tempo com ele. É nesse encontro que você vai encantar, vai criar conexão, vai demonstrar autoridade e vai mostrar que valeu cada centavo investido nesse momento.
Não se perca pelo caminho de fazer estratégias que não te valorizam. Um paciente que não quer pagar sua consulta dificilmente vai ver valor no seu tratamento.
Pense sobre isso.