Você já parou para pensar como o mundo da Odontologia mudou ao longo dos últimos tempos?
No passado o foco era no dentista, na grande maioria era generalista e mais preocupados com volume do que com qualidade.
Dentro do caminho da evolução o foco começou a ser a qualidade dos serviços. Dentistas especialistas buscando entregar seu melhor.
E seguindo com o tempo, o foco passou a ser a tecnologia. Sem dúvida um grande avanço, mas que rapidamente deixou de ser o mais importante e algo que seja considerado como diferencial. Pode agregar valor, mas está longe de ser determinante na decisão de voltar ao profissional.
Foco no dentista, foco na qualidade, foco na tecnologia, e o cliente onde estava nessa trajetória?
Conta-se a história de quando Henry Ford desenvolveu sua famosa linha de produção em massa de carros, os chamados Ford modelo T, só havia uma opção de cor: preto.
Na época, uma frase dele ficou famosa: – O cliente pode ter um carro pintado da cor que desejar, contanto que seja preto.
O foco, evidentemente, não era no cliente, mas no produto.
Quando penso nessa história lembro de alguns dentistas que acreditam que apenas fazer o bom trabalho técnico confere a eles fidelização dos seus pacientes. Se isso fosse verdade dentistas com certo tempo de profissão estariam com suas agendas cheias, e essa não é a realidade de todos.
A verdade é que, por muito tempo, o cliente era apenas uma engrenagem no processo. No entanto, essa mentalidade mudou. Hoje o foco precisa ser no cliente a partir do foco do cliente.
E o que isso quer dizer? Quer dizer que não basta apenas atender às necessidades do cliente; é preciso entender o que ele busca, o que valoriza e como deseja ser tratado. O exercício é proporcionar experiências que o surpreendam positivamente. É sobre colocar o cliente no centro e a partir dele fazer escolhas e tomar decisões.
Um grande exemplo de tudo isso é o que se passa na Disney. Quando você visita um parque temático da Disney, não está apenas comprando um ingresso para um parque de diversões. Você está embarcando em uma jornada mágica, onde cada detalhe foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência inesquecível. Isso é foco no cliente elevado ao máximo.