Como o Marketing Sensorial da sua clínica pode influenciar na percepção de valor do seu paciente!

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Todo consultório é um negócio que deve ter como objetivo final a satisfação do paciente e, óbvio, o lucro. Por isso, num mercado altamente competitivo, é interessante buscar a diferenciação e valorização trabalhando na entrega dos melhores serviços, além das melhores experiências. Diante disso, o Marketing Sensorial aparece como uma boa estratégia de encantamento e fidelização. 

E do que se trata esse tal de Marketing Sensorial? Também conhecido como Marketing de Experiência, ele nada mais é do que despertar, de forma positiva, os 5 sentidos do ser humano. Aqueles sentidos que você aprendeu na escola: visão, olfato, paladar, audição e tato. O objetivo é gerar bem-estar e até mesmo desejo.

É sobre aumentar a percepção de valor de forma única e inequívoca. É começar a sair da comparação por preço, afinal as comparações passam a não existir.

O Marketing Sensorial surgiu no Brasil no final da década de 1990 e visa analisar o comportamento do cliente e suas emoções, criando um vínculo emocional entre o produto/serviço e o consumidor. É trabalhar no hemisfério direito (da emoção) dos clientes, afinal sabemos que a decisão de compra acontece primeiro na emoção e só depois é justificada pela razão.

Tenho certeza de que você reconhece algumas marcas pelo aroma e que já comprou algo, em alguma loja, porque viveu experiências diferentes por lá.

E como sempre digo: os dentistas precisam sair dos quadrados dos seus consultórios e aprender com outros mercados, aplicando ações já usadas e comprovadas.

E como é possível trazer esse conhecimento já aplicado por grandes empresas para o seu consultório?

1.     Olfato – Quando o paciente pensa em consultório odontológico ele logo lembra das suas experiências anteriores com cheiros parecidos e que rementem suas lembranças à situações de dor, desconforto e insegurança. Essa experiência pode ser diferente se você investir em aromas que tranquilizem o ambiente. Aromas que podem ser próprios do seu consultório e que estimulem a tranquilidade e o equilíbrio. Alguns exemplos: lavanda, gerânio, cardamomo.

2.     Visão – Consultórios apinhados dão uma sensação de desorganização e falta de cuidado. Invista em um consultório bem cuidado, limpo e organizado. As vezes menos é mais.

3.     Audição – Dentista lembra aquele som do “motorzinho” que muitos associam a dor. Use equipamentos com o menos ruídos. Use música ambiente que acalme e relaxe o paciente. Não é sobre seu gosto pelo Rock ou pela ópera, afinal não é sobre você, é sobre seu paciente. Se quiser pergunte a ele que música ele prefere ouvir enquanto está sendo atendido.

4.     Paladar – A pior coisa é sair do dentista e ficar lembrando dele por mais tempo do que é preciso pois os gostos ruins dos materiais permanecem. Que tal algo com sabor agradável para finalizar? Outro tipo de experiência é ter bons chás, café e até aquele cappuccino que só no seu consultório ele vai encontrar! 

5.     Tato – Esse pode parecer o mais difícil de explorar no consultório. Mas, vamos pensar sobre isso? Tenha cadeiras e sofás com tecidos agradáveis. E o ar-condicionado? Não existe nada mais desagradável do que ser atendido no calor ou num frio terrível. Se você é um dentista que gosta do gelo, tenha uma manta que possa usar para aquecer seus pacientes. Cadeira de dentista não é o melhor lugar do mundo e com outros desconfortos se torna ainda pior.

Se você gostou, agora é só se colocar em ação e começar a montar seu próprio Marketing de Experiências.

Vamos lá!