Um dos maiores desejos de qualquer dentista é ser valorizado. É o desejo de que seus clientes ou pacientes, chame como desejar, reconheçam seus serviços como valorosos e consequentemente paguem o justo sem reclamar. Sim, porque tudo que ninguém gosta é ouvir do paciente a velha frase: “tá tão caro, doutora. Não dá pra ser mais barato?”

Quando eu penso sobre isso, a primeira coisa que me vem a cabeça é que, na grande maioria das vezes, parece que essa tal valorização está na mão do paciente. Parece um mecanismo de fora pra dentro. E, pense comigo. Se é de fora pra dentro, estamos nós dentistas, absolutamente, a mercê dos outros?

Não gosto dessa ideia e já precisamos ressignificar essa questão.

Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Você se valoriza quando o outro te valoriza ou o outro te valoriza quando você se valoriza?

Como você vem se posicionando profissionalmente, me faz te ver como um dentista diferenciado ou mais um dentista no mercado?

Não sei se você já ouviu falar do Efeito Halo. Quantas vezes você já escutou alguém dizer que a “primeira impressão é a que fica”? Pois esse é um ditado que explica bem o que é o Efeito Halo.

Simplificando as coisas, quero que já vá pensando aí no seu consultório. Esse efeito é definido como o potencial que nosso cérebro tem em captar, analisar, julgar e concluir tudo sobre uma pessoa em poucos segundos. É o tal do pré-julgamento. Sim, ele existe mesmo e olha que interessante. Um estudo da Universidade de Glasgow, na Grã-Bretanha, concluiu que em apenas meio segundo ou um olá, as pessoas criam opiniões sobre o outro.

Se nesse primeiro momento, você consegue passar algo de bom, automaticamente, o outro pensa que todo o mais é muito bom. Daí o nome halo. Halo que fica na cabeça dos santos… Tudo será bom!

Ok! Mas, vamos trazer essa teoria para nossa prática? Imagino que você já começou a pensar e quero te ajudar ainda mais, trazendo 3 pontos a serem considerados para que você aplique esse conceito no seu consultório imediatamente. Eu quero que você mude os resultados por aí.

Antes do seu “futuro paciente” chegar ao seu consultório, é possível que tenha olhado seu Instagram, Facebook, sua página, seu Google Meu Negócio e até pesquisado seu nome. É interessante que, em todos esses lugares, você esteja alinhado com a imagem do dentista que deseja passar.

Ao chegar para a primeira consulta o paciente faz suas primeiras observações sobre limpeza, organização, simpatia, segurança. O que ele está vendo ao esperar por você na sua recepção? Analise cada milímetro de todo seu consultório. Paciente adora observar os detalhes. Chegou o momento dele encontrar você. É interessante que você esteja com uma boa energia, com um jaleco impecável. No atendimento use todos os EPIs possíveis, que informe com sua comunicação verbal e não verbal segurança e autoridade. E esteja atento a cada palavra gerando conexão e segurança. Dois pontos que todo paciente precisa para fechar o tratamento com você.

Fazer com que seus pacientes te valorizem é responsabilidade sua.

Não é apenas sobre ser bom, é preciso parecer bom também. Nunca essa máxima esteve tão em alta como nesses tempos de redes socais.

Ler e não fazer nada, não muda seus resultados. Anote as mudanças que precisa fazer e vamos juntos tornar você o dentista que sempre sonhou!